domingo, 1 de agosto de 2010

O Patrimônio Cultural de todas as cidades da Região do Sul de Minas Gerais e o Projeto Cidades Culturais do MinC

Ministro da Cultura lança
Projeto "Cidades Culturais" em Varginha

Juca Ferreira falou sobre descentralização da cultura nacional e das melhorias do setor no país

Pela primeira vez na história da cidade, Varginha recebeu a visita de um Ministro da Cultura. Na manhã do dia  23 de fevereiro de 2010, terça-feira, o Ministro João Luiz Silva Ferreira, carinhosamente chamado Juca Ferreira, esteve na cidade para fazer o lançamento oficial do projeto "CIDADES CULTURAIS - IDENTIDADES BRASILEIRAS" que foi lançado pela primeira vez no país, em Varginha, no Sul de Minas Gerais.

O Ministro foi recebido por autoridades locais e regionais, autoridades da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP) e também da Organização dos Estados Ibero americanos (OEI).

Durante o evento, que aconteceu no Clube Campestre em Varginha, o Ministro falou sobre os investimentos do governo federal na cultura e dos avanços no ministério. "Segundo a ONU, todo governo deve investir no mínimo 1% de sua arrecadação em cultura. Isso nunca foi feito no país até este governo, que aumentou de 500 milhões para mais de 2 bilhões de reais os recursos destinados às mais diversas manifestações culturais. Cheguei a ouvir em seminários que o país não precisava investir em muitos municípios porque o polo cultural do Brasil estava no eixo Rio, São Paulo. É um tipo de pensamento vergonhoso e o governo Lula vem provar a descentralização dos recursos com ações deste tipo como a de hoje, que privilegia os municípios e a riqueza cultural de todo nosso povo, disse Juca Ferreira.

O Ministro falou ainda da intenção do governo de implantar bibliotecas em todas as cidades brasileiras e da mudança da visão de crescimento. "Muitos tem o pensamento equivocado de acreditar que o crescimento de uma nação faz-se apenas de obras, empresas e estrutura física. O crescimento passa fundamentalmente pela cultura e educação, que são alicerces fundamentais da legítima democracia" acrescentou o Ministro.

Após o discurso de Juca Ferreira, várias foram as falas de apoio à implantação do projeto, não só na cidade como na região. Falaram o presidente da ABM, Luiz Alberto Muniz, o secretário geral e diretor executivo da ABM, José Carlos Rassier, dentre outros.

Após os discursos, ministro e presidentes, assistiram uma apresentação do músico Raimundo Andrade que cantou a beleza da cultura mineira contando com a participação muito especial do grupo musical, mantido pelo Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), Batukalata.

Durante toda a tarde, os inscritos no 1o Seminário de Gestão Pública 2010, continuaram os trabalhos de debates, palestras e oficinas do projeto "CIDADES CULTURAIS - IDENTIDADES BRASILEIRAS".






Nenhum comentário:

Postar um comentário